Skip to main content

Hitachi

Como a Hitachi e a Happy Cow Creamery Estão Usando a Tecnologia Inteligente para Alavancar a Agricultura

Você está de pé no campo de grama verde-esmeralda, nuvens fofas flutuando sobre a cabeça. Você não está sozinho. Você está compartilhando o campo com um rebanho de vacas - animais de aparência saudável com pelagens elegantes. Tudo o que você ouve são os sons de canção de ninar de uma brisa sussurrante, o canto dos pássaros e a mastigar rítmico de vacas satisfeitas se banqueteando naquela grama doce.

Há uma simplicidade nessa cena. Mas, nos bastidores, há uma sinfonia de esforço coordenado que entra na construção dessa realidade no Happy Cow Creamery, na Carolina do Sul, todos os dias.

Manter as vacas felizes, de fato, é a missão motriz do produtor de leite e empresário Tom Trantham III, cuja família possui e opera a Happy Cow Creamery. É a chave para o sucesso no negócio de produção leite e laticínios. Mas não é um trabalho fácil. Muito se passa na gestão e comercialização dos produtos que essas vacas felizes produzem. Trantham recorreu à Hitachi para fornecer ideias e soluções para ajudá-lo a manter práticas sustentáveis, produzir os melhores produtos possíveis – e, é claro, manter as vacas felizes.

Administrar uma fábrica de laticínios e uma fazenda leiteira não é fácil – mas pode ser mais fácil

A família de Trantham fundou a Happy Cow Creamery em 2002 para processar e embalar a produção de derivados do leite. Na década de 1990, o pai de Trantham, Tom Trantham II, desenvolveu uma abordagem inovadora para a pecuária leiteira que ele chamou de programa de pastoreio de laticínios 12 Aprils. Era uma maneira de manter as vacas mais saudáveis e felizes com um suprimento durante todo o ano de forragem fresca e saudável – mais saudável para as vacas e mais saudável para os humanos que bebem o leite nutricionalmente superior da vaca. O programa de 12 Aprils é um modelo de eficiência sustentável; o mais velho Trantham ganhou o prêmio Patrick Madden de 2002 como o agricultor mais sustentável dos Estados Unidos. Continuando esse legado, o jovem Trantham fez uma parceria com a Hitachi em ferramentas pioneiras de alta tecnologia para a gestão de fazendas.

Uma das necessidades mais prementes era a capacidade de monitorar as temperaturas dos freezers e refrigeradores usados para armazenar os produtos lácteos. Nem Trantham nem sua equipe tiveram tempo de ficar de olho nessas temperaturas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mas sem esse monitoramento constante, a menor falha no equipamento poderia significar um desastre. Milhares de dólares em produtos poderiam ser perdidos antes mesmo que Trantham soubesse que havia um problema.

Em 2018, um representante de vendas da Hitachi entrou em contato com Trantham para tentar um conjunto de sensores para os refrigeradores. A equipe da Hitachi trabalhou com Trantham para uma solução usando os produtos Hitachi HiQ eSystems. Os sensores HiQ eSystems Glacier monitoram os níveis de temperatura em refrigeradores e freezers, e o HiQ eSystems Access System fornece alertas automatizados conforme necessário. "Com os sensores mais frios, todas as unidades refrigeradas que temos têm sensores remotos", diz Trantham. "Podemos subir o painel de instrumentos em um celular ou computador e ver a temperatura atual exata do produto. Podemos olhar para as temperaturas de forma proativa, e também somos alertados se houver um problema."

Hitachi Glacier

Para Trantham e sua equipe, essa inovação resultou em uma bola a menos para fazer malabarismos todos os dias. "Você realmente não precisa pensar nisso até receber essa mensagem de texto ou alerta do seu telefone de que algo está errado. E então você fica feliz que eles estejam lá."

Trantham também precisava de alguma ajuda na gestão da lagoa da fazenda leiteira. A lagoa realiza as tarefas duplas de armazenar os resíduos gerados pelas vacas leiteiras, enquanto converte os resíduos em uma forma de fertilizante natural para aplicar nas pastagens da fazenda. Uma ferramenta fundamental para permitir a sustentabilidade, a lagoa requer monitoramento e gestão cuidadosos. O monitoramento digital da lagoa da Hitachi foi a resposta. "Com os sensores da Hitachi em nossa lagoa, temos a capacidade de monitorar o nível", diz Trantham. "Se tivermos uma tempestade enorme e muita chuva, podemos ser alertados para o fato de que a lagoa está chegando a um ponto em que precisa ser bombeada para baixo. Pegamos essa água da lagoa e a colocamos de volta em nossos campos, fertilizando nossos campos com ela em vez de comprar fertilizantes."

E manter as vacas felizes certamente requer mantê-las bem alimentadas. Craig Kerkove, Presidente e CEO da Hitachi High-Tech America, Inc., diz que isso envolve testar um sensor de nível de caixa de alimentação. "A ideia é notificar os compradores de ração quando eles precisam encomendar um novo lote, ou mesmo como se conectar com o fornecedor de alimentos quando é hora da entrega. Isso mantém a fazenda eficiente e também mais ecológicamente correta porque o processo é automatizado e não temos pessoas constantemente vindo para verificar esses níveis", diz Kerkove.

Isso proporciona paz de espírito, diz Trantham. "Em qualquer fazenda leiteira há muito o que fazer, muita coisa acontecendo. E manter o controle do suprimento de ração é uma daquelas coisas que faz falta."

HiQ eSystems Glacier Sensors Dashboard

Soluções tecnológicas que podem suportar grande parte da carga de gestão

A implementação da tecnologia Hitachi facilitou a vida de Trantham e da equipe da Happy Cow Creamery. Mas os benefícios vão além de simplesmente tornar a vida de Trantham mais fácil. Com a ajuda da Hitachi, Trantham pode garantir que está fornecendo aos seus clientes os melhores produtos possíveis. "Se o nosso leite fica acima de 40 graus (Fahrenheit), nossa vida útil é reduzida drasticamente", diz Trantham. "Enquanto meu leite permanecer muito frio, abaixo de 36 graus a 38 graus, minha vida útil é melhor do que qualquer leite que você possa comprar no supermercado."

A Hitachi também ajuda com outra preocupação que a maioria dos agricultores modernos deve enfrentar: o risco de impactos ambientais negativos que podem resultar em violações de conformidade. "Se o nosso grupo regulador chegar e vê, por exemplo, que temos uma lagoa transbordando, então pode haver multas envolvidas", explica Trantham.

Udayan Joshi, Arquiteto de Soluções Digitais da Hitachi Global Social Innovation Business, explica que, para os agricultores nos Estados Unidos, as ramificações das violações de conformidade ambiental podem se estender muito além de uma mera multa. "Os agricultores correm o risco de enfrentar uma perda de capacidade produtiva. Se eles criarem eventos que afetam o meio ambiente negativamente, as aprovações governamentais podem ser perdidas para sempre. Essa capacidade de produção desapareceria e não haveria como formas substituí-la. Nossa capacidade de pegar dados de sensores e combiná-los com outras fontes de dados e modelá-los nos permite abordar os riscos ambientais relacionados a questões como lagoas transbordantes ou problemas de saúde animal que podem afetar negativamente o meio ambiente".

HiQ eSystems Glacier Sensors Dashboard

Impulsionando a sustentabilidade em todo o cenário agrícola

A missão da Hitachi de promover o bem é sobre ajudar as empresas a entregar melhores produtos aos consumidores e tornar as empresas mais sustentáveis. Uma maneira pela qual a Hitachi promove o bem é ajudando o meio ambiente por meio dos produtos e serviços que as empresas oferecem, em vez de prejudicá-lo. E Kerkove diz que os esforços da Hitachi na Happy Cow Creamery são um modelo para promover o bem. "Eu acho que se você olhar para o que somos capazes de fazer com a Happy Cow para tornar suas operações mais eficientes, isso realmente mostra a inovação e a sinceridade por trás da intenção deste projeto."

A colaboração da Hitachi com a Trantham e a Happy Cow Creamery tem sido um relacionamento importante no avanço das soluções agrícolas inteligentes. "A Hitachi criou sensores personalizados, e o desenvolvimento desses sensores envolve muita tentativa e erro ao tentar tecnologias diferentes ", diz Joshi. "A Happy Cow Creamery tem sido uma parceira valiosa para permitir que a Hitachi experimente essas tecnologias diferentes, e isso tem sido um ganha-ganha para todos."

Tom Trantham

A Hitachi alavancou a parceria com a Happy Cow Creamery no desenvolvimento de novas tecnologias de sensores, juntamente com integrações com outras ferramentas operacionais, para introduzir um novo nível de eficiência operacional no processo agrícola. "O Hitachi Smart Agriculture permite melhorias nos processos agrícolas e nas capacidades operacionais, ao mesmo tempo em que oferece melhores resultados para o meio ambiente e a sustentabilidade, sem comprometer um pelo outro", diz Joshi. "Esse é o impacto real da abordagem da Hitachi para a Agricultura Inteligente."

Manter as vacas, os consumidores e os agricultores mais felizes

A Hitachi facilita a interação humana com a natureza de maneiras que não afetarão negativamente o meio ambiente, seguindo uma abordagem conhecida como Internet das Coisas Vivas. Esse conceito aplica tecnologias digitais a todos os segmentos da cadeia de suprimentos de produção de alimentos para melhorar a sustentabilidade ambiental e econômica.

A Hitachi e a Internet das Coisas Vivas impulsionaram um processo mais eficiente e fácil de gerenciar de produção de leite para a Happy Cow Creamery. Mas para Trantham, tudo realmente se resume a uma coisa: "Ter a capacidade de ter clientes vindo aqui para a nossa fazenda e comprar produtos diretamente de nós e expressar sua gratidão e seu agradecimento pelo que estamos fornecendo para eles. Todas essas coisas, no final do dia, fazem você se sentir bem."

  • Escrito e pesquisado por: Equipe de Edição
  • Data de Publicação: 2 de dezembro de 2021

Ver todos os Estudos de Caso